A marca do candidato é definida pela forma como ele age ou se comporta, tanto diante do público quanto online.
Todo político requer uma marca que se comunique com os eleitores. Na verdade, se pensarmos em termos de marketing e comunicação, Bolsonaro, Lula, Freixo, entre outros são marcas bem definidas.
Portanto, podemos falar de marketing político ou eleitoral como o processo pelo qual os candidatos políticos e as ideias são direcionados aos eleitores para atender às suas necessidades e, assim, obter seu apoio.
Obviamente, cada candidato deve ter propostas definidas, um bom plano de marketing e uma estratégia para ajudá-los a enfrentar quaisquer ameaças ou oportunidades que surjam. Hoje em dia, o político precisa de mais do que apenas um logotipo e um slogan.
Imagem e posicionamento
A marca de um político também é definida pela forma como ele age ou se comporta tanto na frente do público quanto online. Embora os profissionais de publicidade e propaganda possam lidar com um produto ou serviço de maneiras diferentes, existem certas semelhanças e elementos comuns típicos de marketing que podem ser facilmente transferidos para o setor político, como comportamento do eleitor, segmentação dos eleitores, imagem de marca e posicionamento do político.
Quatro chaves
Além disso, existem inúmeras ferramentas de marketing muito familiares que podem ser úteis, como pesquisa de mercado, publicidade, medição e análise de resultados, etc. Portanto, se trocarmos a palavra “empresa” por “político”, “produto / serviço” para “ideia” e “consumidor” para “eleitor”, descobrimos quatro chaves interessantes para o marketing político.