Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Consultor Político: O Que É, O Que Faz E A Importância Para Uma Campanha Política Bem-sucedida

O consultor político é o profissional que desenvolve estratégias para campanhas eleitorais e para políticos em mandato. Possui conhecimento claro e abrangente de como se desenvolvem as disputas, com experiência específica para orientar todo o processo eleitoral. O consultor político desenvolve um trabalho amplo que inclui ações como o desenvolvimento de pesquisas qualitativas e quantitativas, segmentação do eleitorado, elaboração da mensagem pertinente e assertiva, escolha dos meios online e offline mais eficazes para atingir os eleitores – alvo. Também é função do consultor político estudar os adversários e identificar pontos de comparação para melhor compreensão por parte do eleitor. É o consultor político que faz a indicação de toda a estrutura de marketing e comunicação eleitoral mais apropriada para a candidatura, evitando gastos desnecessários. É comum o consultor político ser o conselheiro do candidato ou da candidata durante toda a trajetória na vida pública, atuando desde o nascimento da candidatura até o exercício do mandato, quando passa a orientar periodicamente a equipe de comunicação do agente político sobre a forma de melhor fazer a gestão do fluxo comunicacional institucional e de utilidade pública.

Consultor Político: Formação e Experiência

Antigamente a maioria dos profissionais que atuavam como consultor político era formada por autodidatas, pessoas que passavam pelas áreas da comunicação e aprendiam praticamente sozinhas, adquirindo experiência no dia a dia das campanhas. Hoje, devido à complexidade do mundo globalizado, mudança de comportamento por parte do eleitor, e com o surgimento das novas e desafiadoras mídias e multiplataformas digitais, essa realidade mudou. Agora a função de consultor político é desenvolvida por profissionais com profundo conhecimento multidisciplinar, estudiosos e pesquisadores do comportamento humano e do marketing avançado.

Para obter maior assertividade no processo comunicacional das campanhas políticas modernas, atualmente o consultor político utiliza em suas estratégias uma junção de percepções psicológicas, sociológicas, antropológicas, ciências políticas e sociais, e a neurociência atualmente está cada vez mais presente no contexto do marketing político e eleitoral.

Quando Optar Por Um Consultor Político?

A presença do consultor político na campanha eleitoral é recomendada para os candidatos que estão disputando as eleições pela primeira vez, da mesma forma indicada para os políticos veteranos que já concorreram várias vezes. A orientação de um consultor político evita erros estratégicos que podem ocorrer no decorrer de qualquer campanha, seja de candidato iniciante ou de candidato que já disputou outras eleições.

A economia nos gastos é outro benefício.  O consultor político tem um olhar holístico de todo o cenário da disputa eleitoral e ao indicar onde devem ser os focos de atenção, evita desperdício de recursos com distribuição desnecessária de material impresso ou mesmo campanha equivocada na internet. 

Como numa partida de futebol onde o técnico altera as táticas conforme o andamento do jogo para segurar o ataque adversário para não levar gols e vencer, o consultor político igualmente faz mudanças e ajustes estratégicos durante a campanha política, influenciando decisivamente no resultado.

Consultor Político: Como Escolher

Antes de contratar os serviços, o candidato deve procurar informações sobre o histórico profissional e pessoal do consultor político. Afinal, tão importante quanto o conhecimento, experiência e capacidade é o caráter. É recomendável conversar com candidatos e equipes que trabalharam com o mesmo consultor político no passado para obter informações sobre os serviços executados e sobre o comportamento ético e moral.

É igualmente indicado conversar com aqueles que optaram por não trabalhar com ele e preste atenção nos motivos que levaram a não contratação. Nos dois casos, as respostas são valiosas para dizer se esse consultor político pode ser a escolha certa para a campanha. 

 Detalhes como temperamento e comportamento são relevantes quando se trata de um consultor político porque deve se ter em mente que o profissional vai trabalhar muito próximo do candidato durante semanas ou meses. O candidato precisa se sentir totalmente confortável com o estilo profissional e a personalidade individual do consultor. Vai ser um casamento, é melhor não o fazer com pressa.

Além disso, o consultor político terá acesso a informações pessoais, familiares, profissionais e políticas do candidato, vai vivenciar os bastidores e saber de toda a estratégia confidencial da campanha. Por isso, mesmo que ele seja experiente, não vale correr o risco de tê-lo na equipe se esse profissional não tiver inteligência emocional e não for 100% confiável.

O consultor político e o eleitorado

O nível de atualização é outro requisito vital para ser observado na escolha do consultor político nos tempos modernos. Ele precisa estar antenado com as particularidades dos novos meios de comunicação digital, onde os diversos recortes da sociedade criaram um mundo online e interativo.

Entender o funcionamento desses novos meios e conhecer o interior desse universo habitado por tribos como dos Baby Boomers, Geração Z ou Millenials faz toda a diferença na montagem da estratégia que poderá conectar o candidato com esses grupos demográficos e conquistar os votos necessários para vencer a eleição.

Consultor político não é coordenador de campanha

Por conduzir a estratégia geral da campanha, muitas vezes o consultor político é confundido como coordenador de campanha. As duas funções são bem diferentes.  Enquanto o consultor político traz conhecimento e inteligência para ajudar o candidato criar um plano de campanha vencedor, o coordenador assume o comando político e operacional gerenciando todas as frentes da campanha. Dedica-se em tempo integral, cuidando do dia a dia, liberando o candidato para dedicar seu tempo com os eleitores.

É importante que o coordenador de campanha não seja contratado apenas por ser amigo de confiança do candidato. Ele deve entender de política e ser experiente.

 O consultor político e o político no mandato

O marketing político é mais comumente associado a esforços para ganhar uma eleição, mas ao se eleger, os políticos precisam manter o apoio público para continuar executando o Plano de Governo que projetou para melhorar a cidade, o estado ou o país.

Para ajudar o agente público atingir esse objetivo, o consultor político cria o plano de marketing governamental e passa para execução da equipe interna ou da agência terceirizada.

O plano de marketing governamental desenvolvido pelo consultor político abrange desde a mensagem central do mandato para alinhamento dos discursos e peças de comunicação até orientações estratégicas sobre o público-alvo e os melhores meios para difusão das informações.

Ao organizar esse fluxo de marketing e comunicação, o consultor político ajuda a população perceber o trabalho realizado, e consequentemente contribui para ampliar o índice de aprovação do mandato.

Ao utilizar as diferentes ferramentas da propaganda, publicidade e relações-públicas, através do marketing governamental o consultor político coloca em andamento um sistema integrado de comunicação com a população e a mídia.

Com o auxílio de pesquisas de satisfação, o consultor político contribui com o gestor público para que ele entenda e atenda as necedades e desejos da população, bem como melhorar os pontos fracos e aperfeiçoar seus pontos fortes.

Está no guarda-chuva do marketing governamental as técnicas, táticas e ações eficientes e eficazes para o compartilhamento de informações de interesse público. 

  O Que O Consultor Político Não Pode Fazer?

Um consultor político prepara o terreno para a vitória do candidato, mas não pode garantir a conquista. Há muitas variáveis que influenciam o resultado das urnas, como o cenário político do momento, por exemplo.  Se o candidato é da oposição e o governo atual possui alto índice de aprovação e não tem rejeição, as chances são mínimas.

Também existem fatos de última hora que podem influenciar excessivamente o eleitorado contra o candidato. Nesse caso, o opositor sempre é beneficiado pela massa de indecisos. 

Nesses cenários, mesmo que o consultor político seja competente e experiente, é muito difícil reconquistar a popularidade perdida. O próprio tempo curto da campanha pode não permitir amenizar a crise a tempo de reconquistar a posição nas pesquisas.

Consultor político: Mais Segurança E Menos Estresse

A campanha política é estressante para o candidato e para toda a equipe envolvida pelo ambiente altamente competitivo, além das mudanças constantes na opinião pública. Decisões impactantes precisam ser tomadas todo dia. O consultor político está acostumado a lidar com esse ambiente, decidindo com a rapidez que a campanha eleitoral exige e isso faz toda a diferença no resultado eleitoral.

É ideal é que o(a) candidato (a)seja aconselhado (a) por um consultor político antes mesmo de começar a campanha, porque assim a taxa de assertividade aumenta muito. O consultor político é um estrategista muito bem-preparado que pesquisa, analisa e mapeia o plano de ação desde o lançamento da candidatura até o exercício do mandato.

Se você está pensando em se candidatar ou já está atuando na política, tenha em mente que a ajuda de um consultor político pode ser a chave para a ascensão e longevidade da sua caminhada política.

Neste texto abordamos todos os conceitos básicos que você precisa saber sobre consultoria política e o importante papel desse profissional em sua campanha ou no seu mandato.

Para mais informações sobre como o consultor político pode ajudar sua campanha eleitoral ou o seu mandato político fale com a gente através dos nossos contatos: WhatsApp (14) 991 336965; klebermarketingpolitico.com.br  

CANAL YOUTUBE – @kleber-marketingpolitico

Instagram –
@https://instagram.com/klebersantos.consultor

Facebook –
https://www.facebook.com/klebersantosconsultor

Comente o que você achou

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja mais

Posts Relacionados

Google Proíbe Impulsionamento Políticos nas Eleições 2024

Google Proíbe Impulsionamento Políticos nas Eleições 2024

Atenção candidato! Google Proíbe Impulsionamento Político nas Eleições 2024.

#eleições2024 #tse #impulsionamentopolitico #impulsionamento #política #políticos #prefeito #vereador #vereadores #alexandredemoraes

Neurociência Política – As 6 emoções

Neurociência Política – As 6 emoções

Sem emoção não se ganha eleição. O que realmente influencia a tomada de decisão do voto é o que o eleitor sente quando te vê.

Já se perguntou que tipo de emoção você está provocando? Se ficou em dúvida, essa série de vídeos é para você.

Em 6 vídeos, eu te ensino como usar as 6 emoções universais que impulsionam o voto: Alegria, Tristeza, Medo, Raiva, Surpresa e Nojo.

Você aprende em cada vídeo estratégias práticas para conectar-se genuinamente com o seu eleitorado de uma maneira que você nunca imaginou que seria possível.

Entenda como tocar mentes e corações.

Não perca nenhum vídeo dessa série que vai fazer você fortalecer sua mensagem, cativar eleitores e destacar-se nessa corrida eleitoral.

Inscreva-se no canal e ative as notificações para receber cada novo episódio assim que for lançado.

Quando o sininho tocar corra e assista porque aqui começa o seu futuro político de SUCESSO.

Inscreva-se agora.

A NEUROCIÊNCIA POR TRÁS DAS ELEIÇÕES

A NEUROCIÊNCIA POR TRÁS DAS ELEIÇÕES

Descubra O Poder Invisível do Aperto de Mão Para Conquistar Votos O aperto de mão é mais do que um gesto de educação e cortesia; é uma poderosa ferramenta de

Diferenças Cerebrais podem explicar a polarização entre Conservadores e Progressistas, revela a Neurociência Política

Diferenças Cerebrais podem explicar a polarização entre Conservadores e Progressistas, revela a Neurociência Política

A estrutura natural do nosso cérebro determina nossas convicções políticas ou as nossas convicções políticas mudam a estrutura do nosso cérebro com o passar dos anos? Apesar de não ter

[PRÉ-CANDIDATO] Saiba agora quantos votos você precisa para se eleger vereador (a)

[PRÉ-CANDIDATO] Saiba agora quantos votos você precisa para se eleger vereador (a)

Neste vídeo eu explico como que funciona a eleição para Vereador (a) que passou por algumas mudanças. Então assista esse vídeo para ficar por dentro!

Se informe antes do(a) seu (sua) adversário (a) e saia na frente🏃‍♀️🏃




Redes Sociais
Instagram: @klebermarketingpolitico
Facebook: @klebermarketingpolitico

Site: klebermarketingpolitico.com.br
Contato: falecom@klebersantosconsultor.com.br

#chatgpt #inteligenciaartificial #robo #marketingpolitico #campanhapolitica #eleições2022 #eleiçoes2024 #tse #bolsonaro #campanhaeleitoral #eleições2022 #eleições2022 #bolsonaro #campanhaeleitoral #stf #campanhapolitica #lula #marketingpolitico #tse #politicalnews #eleições2024 #vereador #vereadordopovo #partido #cuidado